top of page

Resumo

 

Este projeto propõe a instauração de pesquisas sistemáticas sobre a variedade urbana culta da língua portuguesa falada na cidade de Manaus. Essas pesquisas serão desenvolvidas na perspectiva teórica da sociolinguística variacionista laboviana e serão norteadas pelos critérios teórico-metodológicos empregados pelos NURCs, Projetos de Norma Linguística Urbana Culta, realizados por pesquisadores brasileiros, nos estudos das variedades cultas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Pernanbuco, entre outras.

 

Como objetivo geral do projeto, pretende-se documentar as especificidades da fala culta dos manauaras, constituindo um banco de dados digitalizados, incluindo documentação sonora. Esse projeto comporta três subprojetos. O primeiro visa à documentação das elocuções formais (EF), registros de aulas, conferências e discursos oficiais. O segundo versará sobre os registros da situação de fala dialógica entre dois informantes (D2) e o terceiro estudará as especificidades da língua oral culta empregada em diálogos entre documentador e informante (DID).

 

O material de estudo produzido servirá de subsídios para proposição de pesquisas posteriores sobre essa variedade culta da língua portuguesa, nas áreas de fonética/fonologia, morfossintaxe, léxico, entre outras.

Caracterização do projeto

 

A proposta deste projeto parte do princípio de que a língua não é só um conjunto de unidades linguísticas que se estruturam nos níveis da fonologia, morfologia, sintaxe e léxico, mas de que neste conceito de língua deve ser incluído o uso da língua e sua estreita relação com a cultura e a identidade coletiva e individual dos falantes.

O enfoque deste projeto é o estudo da fala culta manauara, com o objetivo de constituir uma documentação sonora capaz de fornecer dados precisos sobre essa variedade do português, no contexto das diferenças linguístico-culturais de cada região do Brasil.

Objetivo geral

 

Organizar um banco de dados da variedade urbana culta da língua portuguesa falada pelos manauaras, nascidos e residentes em Manaus, com nível superior completo e preferencialmente filhos de amazonenses.

Objetivos específicos

 

Selecionar os participantes da pesquisa, considerando os critérios estabelecidos pela metodologia da pesquisa.

Registrar as situações de fala em elocuções formais (EF), diálogos entre dois informantes (D2) e entrevistas entre documentador e informante (DID).

Transcrever os dados coletados, seguindo as técnicas metodológicas de transcrição da fala conforme empregadas pelo NURC e apresentadas por Marcuschi (2001).

Disponibilizar através deste site, os materiais de estudo produzidos para que os interessados possam ter acesso à transcrição digitalizada dos textos e aos arquivos sonoros.

Baixe o PDF

para visualizar o projeto escrito completo 

Estudos da Variedade Urbana Oral Culta de Manaus

Clique no ícone para fazer o download

Entrevista

Conversando com a prof. Dra. Silvana Andrade Martins

Entrevista com a idealizadora e coordenadora do Projeto FAMAC: Dra. Silvana Andrade Martins abordando sua obra "Tons e empréstimos em DÂW: um estudo para o (re)conhecimento das línguas indígenas do Amazonas".

bottom of page