
O Projeto O Falar do Manauara Culto e Coloquial é uma linha de pesquisa vinculada ao Núcleo de Estudo e Pesquisa Linguística Aplicada à Educação, NEPLAE, grupo certificado pela Universidade do Estado do Amazonas, UEA, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ.
Tem-se por objetivo constituir um banco de dados da língua falada pelos manauaras com formação universitária, fornecendo subsídios para futuras análises desse corpus. Esse trabalho inspira-se nas pesquisas do Projeto Norma Linguística Urbana Culta, NURC, realizadas desde 1970 em cinco capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre.
A inclusão de Manaus nesse campo de estudo contribui para a caracterização da língua portuguesa brasileira no contexto da pluralidade de normas objetivamente comprovadas no uso oral. Faz-se menção às palavras de Faraco (2004), ao ecoar o apelo de Cazuza: "Brasil, mostre a sua cara" é, pois, mais um ângulo da "cara linguística do Brasil" que se faz conhecer.
Novo Conteúdo
Novas páginas para acompanhar e se informar dos eventos e programações com participação do FAMAC e download de trabalhos de Iniciação Científica, TCC e Dissertações.
Um novo Blog para acompanhar as atividades e realizações dos membros do FAMAC, como também novas páginas em redes sociais.